sábado, 14 de março de 2009

Faça Repercutir o Bem!!!


Há muito tempo, ouvimos a metáfora do copo “meio cheio” ou “meio vazio” . A questão é que precisamos tomar uma decisão a cada instante.

Há iniqüidade e há bondade, há sombra e há luz em toda parte. Sempre vamos enxergar aquilo que escolhermos.

Isso não significa que não veremos seu oposto.

Aquele que elege a sombra só pode fazê-lo porque tem consciência da presença da luz – e vice-versa.

Estamos vivendo tempos de desabamentos e reconstruções; de se desfazer daquilo que já passou e seguir na direção do novo.

Entretanto, esse processo é difícil. Em nossa caminhada, sempre carregamos nossas antigas crenças e muitos medos.

Acreditamos num paradoxo: que o bem é maior, mas que o mal impera no mundo. Nós nos emocionamos com a solidariedade, mas ressaltamos a corrupção. Gostamos das boas histórias, mas fazemos questão de consumir más notícias. Até quando seguiremos o caminho incoerente que nos leva para longe de nós mesmos?

A realidade em que vivemos é definida pelo nosso foco; é fruto daquilo que estamos vendo.

Perdemos motivação, esperança, fé e energia toda vez que permitimos que a ação de alguns nos tire da trilha reta de nossos melhores sonhos.

Precisamos inverter essa lógica. Que a ação do mal não nos impeça de praticar o bem!

Não somos capazes de mudar o outro, mas somos perfeitamente capazes de evoluir em nós mesmos – e no final das contas é essa a trajetória que conta.

Quando vemos corrupção e desonestidade, é natural que nos decepcionemos, que fiquemos indignados e frustrados. Entretanto, isso não pode significar o fim do nosso empenho na promoção do melhor, nem desmobilização para servir, ajudar, cooperar, contribuir, apoiar e estar com aqueles que mais precisam de nós – e que são as maiores vítimas da inconsciência.

Há luz e há sombra. É tempo de definir com que lado faremos nossa aliança de vida.

Gosto muito da idéia de “faça o bem sem olhar a quem”. Trata-se de fazer o bem incondicionalmente. Essa escolha é a mais elementar e, portanto, fundamenta toda a nossa trajetória.

Se temos o impulso de ajudar, mas nos deixamos desmobilizar quando vemos uma notícia de alguém que faz mal uso do recurso público, que tira daqueles que precisam, que desvia para si o que é de outro, então estamos nos aliando a essa inconsciência; estamos adormecidos para a verdadeira realidade, que não depende do que ocorre ao nosso redor, mas das escolhas intimas que fazemos a todo instante.

Concordo com a poetisa Elisa Lucinda: se me fazem o mal, revido com o bem; serei ainda mais honesta, ainda mais correta, ainda mais compreensiva.

E entenderei que só superaremos o mal com um bem ainda maior.

Reafirmo minha confiança no bem, no progresso da humanidade, na capacidade do ser humano de ser solidário, pacífico, amoroso e compassivo. Este mesmo ser humano é cheio de defeitos, dificuldades e limites. Mas quero fazer aliança com nossa porção mais luminosa.

Vivemos o mundo que escolhemos habitar e é preciso ter claro que somos os autores de nossa realidade, considerando que há sempre uma variedade de versões possíveis para se vislumbrar em cada evento. Afinal, nosso olhar enxerga o copo “meio cheio” ou “meio vazio”?

Fico imaginando Madre Tereza de Calcutá diante do imenso desafio de atender uma multidão de pobres e doentes.

Se seu olhar fosse para o copo “meio vazio”, ela jamais teria conseguido fazer alguma coisa.

Havia tanto a ser feito que aquilo que efetivamente se fazia, parecia inócuo.

Contudo, cada indivíduo atendido pelo empenho de seu amor e esperança sofreu uma transformação radical.

Cada indivíduo é um mundo inteiro.

Cada escolha gera uma atitude, uma ação, um resultado, um outro mundo.

É tempo de repercutir cada vez mais o bem e o bom.

Estou segura e confiante de que uma nova consciência há de despertar a qualquer momento para fazer bater o coração do nosso planeta.


Dulce Magalhães
Sócia da Work Educação Empresarial
REVISTA AMANHÃ – Jan/Fev2009

Nenhum comentário: