quinta-feira, 23 de junho de 2011

As sete virtudes do líder amoroso.



Essência da Liderança: verdadeiro líder é aquele que tem autoridade e não simplesmente aquele que tem o poder.

O próprio mestre revelou seu segredo quando ensinou a seus seguidores que “aquele que quiser ser líder deve ser o servo de todos”.

A liderança é construída em uma dimensão humana profunda: a atitude! O verdadeiro líder é reconhecido até pelo tom da voz. A raiz desta atitude fundamental é o que poderíamos chamar de amor, ou seja, a disposição de doar-se, de dar a vida pelo grupo.

Na introdução do livro as sete virtudes do líder amoroso temos duas advertências sobre o amor.

Amor não é apenas sentimento nem se resume em práticas de caridade.

Amar é muito mais que gostar. Alguém já disse que o amor é querer o bem para o outro; paixão é querer o outro para o seu próprio bem.

O amor, portanto, tem algo de racional. É preciso amar com a mente e com o coração.

Liderança amorosa é muito mais que liderança sentimental. O que seria então? É uma atitude radical, ou seja, de raiz. Dela nasce uma árvore com diversos ramos. Cada um deles é uma das sete virtudes que acreditamos compor a estrutura do líder amoroso. As sete virtudes que Paulo de Tarso, de um modo genial, ocultou em seu “Hino ao Amor” e que serão discutidas nesse livro.

O líder amoroso tem três habilidades fundamentais: Visão, Coesão e Ação.

O líder é aquele que viu a meta antes dos outros, inspira confiança e coesão ao grupo e garante a operacionalidade.

O bom líder partilha suas habilidades de modo a gerar uma “liderança em cadeia”. Saber delegar. Não retêm suas descobertas como se isso colocasse em risco seu cargo.

Algumas pessoas imaginam que os grandes líderes e vencedores já nascem prontos. Existem talentos naturais que não podem ser desprezados, porém, neste livro, falando das virtudes que compõem o potencial de vitória de um líder amoroso, todos podemos nos tornar um, se estivermos dispostos a conquistar os sete hábitos salutares.

O hábito virtuoso é praticado naturalmente. É um patrimônio humano do líder amoroso.


Fonte: Alguns conceitos extraídos do livro “As sete virtudes do líder amoroso“.

http://marinaoliveirarh.wordpress.com/tag/livro-as-7-virtudes-do-lider-amoroso/


Nenhum comentário: