sábado, 12 de julho de 2008

DICIONÁRIO CONDENSADO DE FILOSOFIA

A
Absoluto - realidade última, concebida como um princípio único, que abrange tudo.
Alguns pensadores identificaram-no com Deus; outros não acreditaram nisso. O filósofo mais intimamente associado à idéia é Hegel.
Acidente - O que acontece a alguma coisa, sem constituir elemento essencial o usem derivar de sua natureza essencial, é o acidente, o acidental. Aristóteles definiu-o como "algo" que - apesar de não ser definição, nem propriedade nem gênero - pertence à coisa; algo que pode ou não pertencer à mesma coisa - como, por exemplo , a postura "estar sentado" pode pertencer ou não a um mesmo ser em concreto.
Aforismos - são frases que expressam, de maneira condensada uma idéia, um fato ou uma regra. Há filósofos que utilizaram muito essa forma de escrever; atualmente, os aforismos continuam sendo usados por alguns pensadores, como os filósofos da linguagem.
Agente - O eu que faz, enquanto destino do eu que conhece; o eu que decide, escolhe ou age.
Agnóstico - Que não acredita nem desacredita, mas suspende o julgamento.
Analítica (filosofia) - Uma visão da filosofia que tem sua meta no esclarecimento - por exemplo, o esclarecimento dos conceitos, proposições, métodos e teorias pela cuidadosa triagem dos mesmos.
Analogia - É, em termos muito gerais, a correlação entre os termos de dois ou váriossistemas ou ordens, ou seja, a existência de uma relação entre cada um dos termos de um sistema e cada um dos termos de outro.
Antinomia - Conclusões contraditórias derivadas de premissas igualmente boas.
Antropomorfismo - A atribuição das características humanas a algo não humano, por exemplo, o clima ou Deus.
A priori - Algo que se sabe ser válido antes de experimentado. O oposto é a posteriori, que é algo cuja validade só pode ser determinada pela experiência.
C
Categoria - Uma de nossas concepções básicas. As categorias são das classes mais amplas em que as coisas podem ser divididas. Aristóteles e Kant tentaram oferecer uma lista completa delas.
Ceticismo - A opinião de que é impossível saber/conhecer qualquer coisa com certeza.
Cognição - Qualquer tipo de saber ou percepção.
Conceito - Um pensamento ou idéia; o significado de uma palavra ou termo.
Contingente - Pode ou não pode ser o caso, as coisas podem ser de ambos os modos. O oposto é necessário.
Corroboração - Evidência que dá apoio a uma conclusão sem necessariamente prová-la
Cosmologia - Estudo de todo o Universo, do cosmo.
D
Determinismo - A opinião de que nada pode acontecer senão o que acontece, porque todo evento é o resultado necessário das causas que o precedem.
Dialética - habilidade de perguntar ou argumentar; termo técnico usado pelos seguidores de Hegel ou Marx para a idéia de que toda asserção provoca oposição, e ambas se reconciliam então numa síntese que inclui elementos de ambas.
Dualismo - visão de alguma coisa como composta de dois elementos irredutíveis.
E
Empirismo - A visão de que todo conhecimento de que qualquer coisa que realmente exista deve ser derivado da experiência.
Epistemologia - Teoria do conhecimento; ramo da filosofia que se preocupa com o tipo da coisa que podemos conhecer, e como, e, e o que é o conhecimento.
Essência - A essência de uma coisa é o que se faz ser o que é distintivo a seu respeito.
Estética -Filosofia da arte. Também questões filosóficas sobre a beleza.
Ética - Reflexão filosófica sobre como devemos viver, portanto sobre questões de certo e errado, bom e mau, direito e deveres, e outros conceitos semelhantes.
Existencialismo - Uma filosofia que começa com a existência contingente do ser humano individual e considera-a como o enigma primeiro. F Falácia - Um argumento seriamente errado, ou uma falsa conclusão baseada em tal argumento.
Fenômeno - Uma experiência que é imediatamente presente.
Fenomenologia - Uma abordagem filosófica que investiga os objetos da experiência sem levantar o que poderiam ser questões irrespondíveis sobre a natureza independente.
Filosofia - literalmente, "amor da sabedoria". O termo é amplamente usado para qualquer reflexão racional consistente acerca de princípios gerais que tem o objetivo de obter um entendimento mais profundo das coisas. A filosofia como disciplina pedagógica oferece treinamento na análise e esclarecimento rigorosos de teorias, métodos, argumentos e enunciados de todo o tipo, e dos conceitos de que fazem uso.
H
Humanismo - Abordagem filosófica baseada na suposição de que o gênero humano é a coisa mais importante que existe e de que não pode haver conhecimento nenhum do mundo sobrenatural, se é que tal mundo existe.
I
Idealismo - Visão de que a realidade consiste de algo não-material, seja mente, seja espíritos.
L
Linguagem (filosofia da) - Também conhecida como análise da linguagem. Visão de que os problemas filosóficos surgem de um uso confuso da língua e devem ser resolvidos, por uma análise cuidadosa a língua/linguagem em que foram expressos.
Lógica - Ramo da filosofia que faz um estudo do próprio argumento racional.
M
Materialismo - Doutrina de que toda existência real é algo material. Metafísica - Ramo da filosofia que se ocupa da natureza última do que existe. Ela questiona o mundo natural "de fora", por assim dizer, e suas questões, portanto, não podem ser abordadas pelos métodos da ciência.
Monismo - Visão de alguma coisa como formada por um elemento simples.
Mundo - Significa toda a realidade empírica, portanto, pode também ser equivalente à totalidade da experiência real e possível.
N
Naturalismo - Visão de que a realidade é explicável sem referência a nada fora do mundo natural.
Nûmeno - A realidade incognoscível por trás daquilo que se apresenta à consciência humana, sendo este último conhecido como fenômeno.
O
Ontologia - Ramo da filosofia que pergunta o que realmente existe, enquanto distinto da natureza de nosso conhecimento a respeito.
P
Pragmatismo - Teoria da verdade. Sustenta que uma proposição é verdadeira se cumprir todas as tarefas exigidas dela, isto é, se descrever apuradamente uma situação, levar-nos a antecipar corretamente as experiências, encaixar-se em proposições já bem testadas.
Premissa - Ponto de partida de um argumento. Qualquer argumento tem de partir pelo menos de uma premissa.
R
Racionalismo - Visão de que podemos obter conhecimento do mundo pelo uso da razão, sem recorrer à percepção dos sentidos.
Refutabilidade - Propriedade de uma propriedade ou conjunto de proposições, pode ser provada errada pelo teste empírico.
S
Semântica - Estudo dos significados em expressões lingüísticas
Sofista - Alguém cujo objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão.
Solipsismo - Crença de que só o eu existe.
T
Tautologia - Proposição que é necessariamente verdadeira.
Teleologia - estudo dos fins ou objetivos.
Transcendental - Fora do mundo da experiência sensorial.
U
Universal - Conceito de aplicação geral.
Utilitarismo - Teoria de ética e de política que julga a moralidade das ações por suas consequências, que considera a conseqüência mais desejável como o maior bem para o maior número de pessoas.
V
Validade - Uma propriedade dos argumentos. Um argumento é válido se sua conclusão seguir suas premissas.
Verificabilidade - Propriedade de uma proposição, ou conjunto de proposições, de poder ser provada verdadeira pelo teste empírico.

Bibliografia: MAGEE, Bryan. História da filosofia. Edições Loyola.Mora, José Ferrater. Dicionário de Filosofia. Martins Fontes, SP, 1998. Prof. Esron

http://profesron.spaceblog.com.br/21784/DICIONARIO-CONDENSADO-DE-FILOSOFIA/

Nenhum comentário: