domingo, 20 de dezembro de 2009

Sons natalinos


O clima de natal já tomou conta das ruas e das praças. O comércio estima que nestes dias as vendas cresçam em até 70%. Ano passado foi o natal da crise. Este ano tenho a sensação de que a coisa está um pouco melhor. Ao menos vejo que todos compram, compram e compram. Um presentinho é sempre um agrado oportuno no dia de natal. Mas melhor do que dar presentes é fazer-se presente.

Bem… nem tudo será festa neste natal. A COP15 que deveria encher a humanidade de esperanças neste final de década foi um imenso fracasso. Os anfitriões dinamarqueses foram incompetententes para gerir o encontro dos mais de 100 chefes de Estado. Obama foi um tímido que mostrou-se tomado pelo vírus norte-americano de não conseguir pensar além dos jardins da América… aliás, ele fala de América como se nós, aqui do sul, não fossemos americanos também. Este etnocentrismo pode matar o mundo que precisa ultrapassar o antropocentrismo e mesmo o teocentrismo fundamentalista e chegar ao “biocentrismo”. Ou seja, colocar a “vida” (bios) no centro. Sem isso estamos fadados à morte certa. Não será noite nem dia feliz para nossos netos e bisnetos. O calor se tornará insuportável. As praias desaparecerão. As florestas virarão desertos e serão recordadas nas fotografias. Viveremos a base de ar condicionado em ilusões virtuais.

Estou sendo pessimista? Apenas um pouco realista neste Natal. E em Brasília? Será que o cinismo vai vencer? Com tantas provas cabais, se os acertos políticos vencerem, então estamos realmente no fundo do poço. Alguém avisa para o sr. Arruda que ele está estragando a festa? Podem avisar para o seu vice e os outros 38 filhotes de Ali Babá? O povo é o “Aqui babando” de raiva por sentir-se otário. Fala-se já de “milhões” em propina. Será que tudo isso é devaneio? Ou é a cultura da corrupção que de tanto se repetir já se permitia roubar à luz do dia? Em outro canto do país um dono de cargo público mandava matar e noticiava seus crimes em programa de TV. Isto é o máximo do cinismo; é a falência do estado de direito.

E o Natal? Como cantar noite feliz? Jesus mal aprendeu a falar e pensar e já estava debatendo com os doutores no Tempo. Temos que seguir seus passos e debater com os doutores de hoje. Depois podemos cantar Noite Feliz… mas por favor: Jesus não quer dormir. Ao invés de cantar “dorme em paz, ó Jesus”… vamos cantar: “Acorda o Brasil, ó Jesus”… parece que ele ainda anda deitado eternamente em berço esplêndido!!!


Padre Joãozinho, scj

Nenhum comentário: